A educação pré-escolar na Suécia: um modelo a seguir
20 Março 2021

A educação pré-escolar na Suécia: um modelo a seguir

A educação pré-escolar na Suécia é considerada uma das melhores do mundo. Na verdade, segundo a Unicef, a Suécia é um dos países mais progressistas do mundo no que toca à educação infantil. Em todo o país a educação pré-escolar é gratuita e aberta a todas as crianças com idades entre 1 e 6 anos, independentemente da sua condição financeira ou social. Isso garante que todas as crianças tenham acesso a uma educação de qualidade.

Foco na criança

O modelo sueco de educação pré-escolar é centrado na criança. A ênfase é colocada nas necessidades e interesses da criança, em vez de um currículo pré-estabelecido. Além disso, baseia-se fortemente na participação ativa da criança em atividades lúdicas: as crianças são incentivadas a aprender através de brincadeiras e interação social.

Por outro lado, o sistema de educação pré-escolar na Suécia tem um forte ênfase no desenvolvimento social e emocional da criança. As crianças aprendem habilidades sociais e emocionais importantes, como o respeito, empatia e cooperação. O papel dos professores na educação pré-escolar sueca é o de um facilitador. Eles são responsáveis por fornecer um ambiente seguro e positivo para a criança explorar e aprender.

Inclusão e natureza

Este sistema tem também um grande foco na inclusão. Crianças com necessidades especiais são incluídas em classes regulares, sempre que possível.

As crianças na Suécia passam grande parte do seu tempo ao ar livre, independentemente das condições meteorológicas. Isso é importante para o seu desenvolvimento físico e emocional.

Envolvimento das famílias

Os pais são incentivados a se envolver ativamente na educação pré-escolar de seus filhos. As escolas pré-escolares na Suécia têm um forte foco na colaboração com as famílias.

O sistema de educação pré-escolar sueco é altamente regulamentado. As escolas são obrigadas a cumprir padrões rigorosos em relação à qualidade do ensino, saúde e segurança das crianças.

Em resumo, o modelo sueco de educação pré-escolar é considerado um dos melhores do mundo. Concentra-se no desenvolvimento social e emocional da criança, na aprendizagem através do brincar e na inclusão de todas as crianças, independentemente de suas necessidades ou circunstâncias. A educação pré-escolar sueca oferece uma base sólida para o sucesso académico futuro e desenvolvimento pessoal da criança.