Escola Lá Fora

Quem somos

Aprendizagem ao ar livre
para todas as crianças

A Escola Lá Fora é um conjunto de iniciativas de aprendizagem e lazer em contexto de floresta baseadas no modelo pedagógico Forest School com o objetivo de reforçar a ligação das crianças com a natureza, tornando-as mais resilientes, confiantes, independentes e criativas. É um projeto dinamizado por profissionais credenciadas com mais de dez anos de experiência na gestão e implementação de modelos pedagógicos em creches e jardins de infância.

Princípios da Escola Lá Fora

  • Respeito pela individualidade e características próprias de cada criança
  • Respeito pelo tempo de desenvolvimento natural de cada criança
  • Brincadeira livre como a forma mais completa de aprendizagem
  • Importância da ligação da criança com o seu meio natural
  • Aprendizagem na cooperação e ligação com o outro
  • Respeito pela liberdade da criança

Valores da Escola Lá Fora

  • Respeito pelo outro, pela preservação da natureza e por todos os seres vivos
  • Promoção de um clima harmonioso de Amizade, Parceria e Cooperação entre todos os envolvidos no projeto (profissionais, crianças e famílias)
  • Promoção da Inclusão e da Solidariedade

Missão da Escola Lá Fora

Possibilitar que as crianças se desenvolvam num contexto natural, de respeito e de harmonia.

Visão da Escola Lá Fora

Ajudar a criar crianças mais autónomas, com um nível de desenvolvimento físico, cognitivo e emocional adequados e com mais capacidades para se adaptarem ao futuro, a todos os níveis. Adicionalmente, promover a utilização de práticas pedagógicas que privilegiem o contacto com a natureza, a brincadeira livre e o espírito democrático, possibilitando uma mudança de paradigma relativamente ao uso massificado de um modelo tradicional, passando assim a considerar as características únicas de cada criança, a potenciar as capacidades e qualidades de cada criança e contribuindo para o reforço do equilíbrio emocional das crianças e jovens.

A Nossa Equipa

Este projeto começou a três. Juntámos experiências distintas e criámos um conjunto de competências completo, que nos ajudou a dar forma a esta incursão na aprendizagem na natureza, sempre com o mesmo foco: criar oportunidades para ajudar a desenvolver crianças felizes e saudáveis. Entretanto, a equipa cresceu e trouxe-nos mais aptidões e capacidades, sempre com o mesmo objetivo.

A Escola Lá Fora é um projeto da Associação Viver a Infância

Uma associação sem fins lucrativos criada em 2019, com o objetivo de:

Elaborar, desenvolver, implementar e gerir projetos que contribuam para promover o desenvolvimento harmonioso, equilibrado e feliz das crianças num contexto de liberdade e autenticidade, promovendo a sua autonomia e cidadania.

Associação
Viver a Infância

A Associação Viver a Infância é uma associação sem fins lucrativos constituída em setembro de 2019 com o objetivo de elaborar, desenvolver, implementar e gerir projetos que contribuam para promover o desenvolvimento harmonioso, equilibrado e feliz das crianças num contexto de liberdade e autenticidade, promovendo a sua autonomia e cidadania.

Projetos da Associação

A Associação é responsável pelo desenvolvimento do projeto Escola Lá Fora e Vamos Brincar na Rua, uma iniciativa que surgiu em setembro de 2018 e que foi criada para reforçar a vivência em comunidade e criar crianças felizes e saudáveis através de oportunidades de brincadeira livre e não estruturada, ao ar livre.

Atualmente, estas iniciativas decorrem na Freguesia de Alvalade, em Lisboa, e contam com encontros mensais nos Sítios Amigos de Brincar, os locais identificados como tendo o maior potencial lúdico e onde seja mais provável encontrar companheiros para brincar.

Com o Vamos Brincar na Rua, pretende-se que todos conheçam melhor o bairro onde vivem e as pessoas que o habitam, para que as crianças possam brincar em liberdade e segurança, e para promover mais atividade física, social, emocional e motora.

O Vamos Brincar na Rua também está no Facebook e Instagram e já foi apresentado em reportagens, podcasts e artigos de jornal.

Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.