Acompanhe aqui os temas

O que acontece aos 3-5 anos?
20 Junho 2021

O que acontece aos 3-5 anos?

As crianças de 3-5 anos estão num período crucial de desenvolvimento cognitivo, social e emocional. Nesta fase, as crianças começam a construir a sua identidade, aprendem a comunicar e a desenvolver competências sociais e começam a descobrir o mundo em seu redor. A exposição a um ambiente natural pode ser fundamental para o desenvolvimento de habilidades e competências importantes para a vida.

Vamos explorar as competências que podem ser desenvolvidas num ambiente natural, como uma Forest School, e como essas competências podem impactar o desenvolvimento da criança.

Desenvolvimento da criatividade e imaginação

As crianças de 3-5 anos têm uma imaginação incrível e uma criatividade sem limites. Num ambiente natural, as crianças são livres para explorar e descobrir, o que pode estimular ainda mais a imaginação e a criatividade. Brincar com materiais naturais, como pedras, folhas e ramos, pode ajudar as crianças a pensar fora da caixa e desenvolver novas competências criativas.

Aprendizagem autodirigida

Num ambiente natural, as crianças são encorajadas a seguir os seus próprios interesses e curiosidades. Com a orientação de um educador, as crianças são livres de escolher as suas atividades e explorar o ambiente natural de forma autónoma. A aprendizagem autodirigida ajuda as crianças a desenvolver competências de resolução de problemas e tomar decisões independentemente.

Desenvolvimento da coordenação motora e competências motoras

O ambiente natural é cheio de desafios físicos que podem ajudar a desenvolver a coordenação motora e habilidades físicas das crianças. Correr, saltar, escalar e equilibrar-se em troncos e pedras ajuda a fortalecer os músculos e aprimorar a coordenação motora das crianças.

Aprendizagem sensorial

A natureza é rica em estímulos sensoriais que podem ajudar no desenvolvimento sensorial das crianças. As crianças podem tocar, cheirar, ouvir e ver o ambiente natural ao seu redor, o que pode ajudá-las a desenvolver as suas habilidades sensoriais e aprimorar a perceção do mundo ao seu redor.

Desenvolvimento da resiliência

Num ambiente natural, as crianças são expostas a desafios e riscos naturais, como subir às árvores ou caminhar por terrenos irregulares. Ao enfrentar esses desafios, as crianças aprendem a lidar com a frustração e a desenvolver habilidades de resiliência, que serão úteis para o resto das suas vidas.

Desenvolvimento da comunicação e competências sociais

Num ambiente natural, as crianças aprendem a comunicar entre elas e a interagir com os seus pares de maneira diferente a um ambiente escolar tradicional. A natureza proporciona oportunidades únicas para a comunicação e colaboração em grupo, além de ajudar a desenvolver habilidades sociais importantes, como a partilha.

Desenvolvimento físico e motor

As crianças dos 3 aos 5 anos estão a desenvolver a sua coordenação e força muscular, bem como a sua capacidade de equilíbrio. O ambiente natural proporciona um terreno desafiante que ajuda a desenvolver estas habilidades. Brincar em troncos, rochas e subir às árvores, por exemplo, é uma ótima maneira de fortalecer os músculos e melhorar o equilíbrio. As crianças também aprendem a usar o seu corpo de forma segura e consciente, pois precisam de estar atentas às superfícies escorregadias e desiguais.

Criatividade e imaginação

A natureza é um ambiente rico em estímulos sensoriais que podem despertar a criatividade e imaginação nas crianças. Elas podem criar histórias e personagens e partir dos elementos naturais ao seu redor, como folhas e pedras. Eles também podem experimentar com diferentes texturas, cores e formas, o que pode estimular a criatividade e a curiosidade.

Aprendizagem ao ar livre como ferramenta pedagógica

A aprendizagem ao ar livre tem sido cada vez mais reconhecida como uma ferramenta pedagógica eficaz. Estudos mostram que o ambiente natural oferece oportunidades únicas para a aprendizagem prática, a descoberta autónoma e o desenvolvimento de habilidades socioemocionias. A aprendizagem ao ar livre pode melhorar a atenção, a motivação, a autoestima  o bem-estar das crianças. Também pode ajudar a melhorar o desempenho académico, especialmente nas ciências, matemática e literatura.

Benefícios da educação ao ar livre para o desenvolvimento das crianças

Os benefícios da educação ao ar livre são inúmeros, especialmente para as crianças dos 3 aos 5 anos. Além de desenvolver habilidades socioemocionais, cognitivas e físicas, a educação ao ar livre também pode ajudar a construir uma conexão positiva com a natureza e um sentido de responsabilidade ambiental. Aprendendo a cuidar do meio ambiente, as crianças podem crescer para serem adultos conscientes e empenhados com a sustentabilidade e a preservação do planeta.

Em resumo, a educação ao ar livre é uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento das crianças dos 3 aos 5 anos. Proporciona oportunidades únicas para o desenvolvimento socioemocional, cognitivo e físico, enquanto constrói uma conexão positiva com a natureza e a responsabilidade ambiental. As escolas da floresta, como a Escola Lá Fora, oferecem uma abordagem inovadora e eficaz à educação pré-escolar, que pode beneficiar as crianças em todas as áreas da vida.