Atualmente, as crianças passam pouco tempo ao ar livre, têm demasiadas atividades estruturadas e apresentam um défice de autonomia bastante preocupante. Estes fatores contributem para que existam cada vez mais crianças com poucas capacidades de usar o corpo para brincar, pouca criatividade, pouca capacidade de gerir emoções, bem como um risco aumentado de perturbações físicas e psicológicas no fuutro. Para contrariar esta tendência, a Escola Lá Fora propõe um conjunto de atividades para crianças até aos 12 anos, baseadas no modelo pedagógico Forest School, que pressupõe uma dinâmica organizada num contexto de mata ou floresta.
Uma Forest School (Escola da Floresta) é um conjunto de atividades ao ar livre, de preferência numa floresta ou mata, e que privilegia o contacto com a natureza como sendo o contexto ideal para a aprendizagem das crianças.
Este modelo de aprendizagem baseia-se nas seguintes premissas:
Um modelo pedagógico é um conjunto de conhecimentos que orientam e sustentam uma prática educativa. São os pressupostos que servem de base a uma intervenção pedagógica e que estão bem documentados e testados.
Falamos de Forest School porque este é mesmo o nome do modelo pedagógico, tal como Waldorf, Montessori ou MEM são modelos pedagógicos.
Nada disso! Esta é a designação oficial. Chamar-lhe outro nome seria o mesmo que traduzir Montessori ou Waldorf, se isso fosse possível.
Sim! As crianças em idade pré-escolar (3 aos 6 anos) podem frequentar a Escola Lá Fora todos os dias. Para crianças dos 0 aos 3, temos playgroups com o acompanhamento de um cuidador e uma vez por semana, temos atividades extracurriculares para crianças dos 3 aos 12 anos e parcerias com escolas.
Durante as pausas curriculares, temos programas de férias, em que também podem frequentar todos os dias!
A aprendizagem ao ar livre, na natureza, tem uma imensidão de benefícios, todos comprovados cientificamente. Estes são alguns dos que consideramos mais importantes:
Na Forest School privilegiam-se os processos de aprendizagem, os interesses das crianças e a brincadeira livre. Esta última, é altamente valorizada como um meio, por excelência, de verdadeira aprendizagem.
Não queremos crianças sentadas, a aprender passivamente. Queremos crianças ativas, curiosas, com interesse pelos outros e pelo mundo que as rodeia, que saibam enfrentar dificuldades e superá-las, com uma conexão duradoura com a natureza, e que intervenham na comunidade em que estão inseridas!
Sim! As crianças que estão em contacto com a natureza em todas as estações do ano, que conseguem compreender os seus ciclos e as especificidades de cada um deles, são crianças despertas para o que as rodeia, curiosas e com uma consciência ambiental mais profunda.
Há muitos benefícios físicos em estar ao ar livre, como já foi dito. Além de tudo isso, o estar ao livre é fundamental para o reforço do sistema imunitário além de que, não estando fechadas numa sala a partilhar germes com outras crianças já é uma vantagem incrível.
Acreditamos na ciência e na prevenção e consideramos que o plano de vacinação é uma questão de saúde pública e essencial a todas as crianças, por isso acreditamos em vacinas, sim!
Os lanches da manhã têm que ser trazidos de casa. O almoço e o lanche da tarde pode ser encomendado a uma empresa parceira da Escola Lá Fora, o Sem Espiga, por um custo adicional ou vir de casa, também.
Estar ao ar livre faz muito bem à saúde e queremos acabar com o estigma de que devemos proteger as crianças de todos os elementos. Apanhar sol é essencial -- a vitamina D ajuda a regular o sono e a reforçar o sistema imunitário. Apanhar chuva também -- desde que bem equipados não há qualquer desvantagem em estar no exterior, além de que tudo é mais divertido quando há poças de água.
Há ainda um benefício incrível, transversal a todas as condições climatéricas: crianças no exterior em atividades que promovam o exercício físico estão a combater o estilo de vida sedentário que está associado a um sem números de doenças (físicas e psicológicas)
Podíamos continuar a falar disto, vejam a nossa fundamentação científica.
As crianças, apesar de passarem bastante tempo em contexto natural, vivem inseridas em sociedade. Isso não muda por se andar numa Forest School e ainda bem. O que andar numa Forest School lhes dá é um conjunto de competências que lhes vão permitir enfrentar muito melhor os desafios de crescer. Entrar no 1º ciclo, por exemplo, é sempre um desafio para qualquer criança, ande numa Forest School ou não.
Acreditamos é que o facto de terem estado neste contexto, de terem ganho ferramentas essenciais que só a Forest School pode proporcionar, lhes permitiu adquirir uma bagagem de competências a todos os níveis que lhes dará a capacidade de se adaptarem a novos contextos da melhor forma possível!
Tudo! Tudo o que as crianças manifestarem interesse por aprender, sejam quanto pesa uma pinha ou como se sobe a uma árvore. Isto significa que estão a aprender conceitos matemáticos, física básica ou como usar o corpo. Todos eles são essenciais durante toda a vida.
A natureza oferece os melhores brinquedos que existem: pedras, paus, terra e folhas. Estes permitem que apenas a imaginação seja a fronteira de cada brincadeira, e todos sabemos que a imaginação é infinita!
Além disso, acreditamos que podemos construir aquilo que queremos ter, sejam brinquedos, casotas, abrigos e tudo o que a imaginação ditar.
Como esta aprendizagem é focada no indivíduo e nas capacidades e interesses de cada um, achamos que não é necessário nem justificável agrupá-los por idades, pois todos têm alguma coisa a aprender uns com os outros e a idade não é um fator definitivo do desenvolvimento de cada criança. Está provado que é útil para as crianças mais novas aprender com as mais velhas mas que para as mais velhas também é essencial para a aprendizagem esse apoio às crianças mais novas - nunca aprendemos tão bem como quando o explicamos a alguém.
Os profissionais envolvidos neste projeto têm valências diversas e, ao mesmo tempo, complementares – desde a educação infantil à certificação em Forest School Leader, passando pela ludicidade, reabilitação psicomotora e psicologia.
Roupa adequada aos elementos da estação. Basicamente, o que levariam para passear no parque. Quando estiver frio, a chover, precisam de estar preparados para isso. A boa notícia é que já existe uma imensidão de alternativas, fatos impermeáveis e galochas para todos os gostos.