Acompanhe aqui os temas

Blog

Brincar no Inverno
20 Janeiro 2021

Brincar no Inverno

Brincar no Inverno

Toda a vida do planeta depende da existência da água da chuva, que abastece os rios e os mares, formata a paisagem que nos rodeia e traz nutrientes a toda a biodiversidade. Sem a água, a vida e o planeta em que vivemos teriam evoluído de outra forma, bem diferente. Mas, se a água da chuva é fundamental para a nossa existência, porque não seria também um elemento importantíssimo para o desenvolvimento das crianças?

Chegou o outono e, com ele, as maravilhosas poças de água. Não vamos negar que a maioria dos adultos, quando vê uma poça de água, a evita, e ainda mais se estiver lamacenta. Mas, quando uma criança vê uma poça, celebra-a com todo o seu fulgor e para tudo o que estiver a fazer para a aproveitar ao máximo. Este desejo é motivado por mais um instinto inato das crianças – o de explorar através dos seus cinco sentidos e com todas as suas capacidades.

A chuva traz conhecimento

Mas será que serve para alguma coisa? Sem dúvida! É precisamente quando aproveitam os cinco elementos, nomeadamente a chuva, que as crianças constroem uma grande biblioteca de conhecimento sobre o mundo natural e desenvolvem competências várias: resolução de problemas, capacidade de concentração, reconhecimento da mudança à sua volta. O que é que isto quer dizer? A exposição das crianças aos elementos é um verdadeiro acelerador do seu desenvolvimento cognitivo!

Se pensarmos no sistema neurológico das crianças, este foi desenhado para procurar todos os contributos sensoriais de que precisa para se tornar um adulto forte e capaz a todos os níveis. O desenvolvimento das sinapses, que são as ligações realizadas entre os neurónios que levam à organização cerebral, é facilitado pelo movimento e pela brincadeira física. E à medida que estas sinapses se vão desencadeando, a criança vai-se desenvolvendo em várias esferas: motricidade, socialização, autoconhecimento, linguagem, criatividade, resolução de problemas e aprendizagem.

É também por isto que as crianças precisam de subir árvores, saltar, correr, pendurar-se, gritar, imitar e…saltar em poças de água. Tudo isto é absolutamente natural e necessário para encorajar o seu desenvolvimento cognitivo.

Não ficam doentes?

Um dos principais obstáculos para a brincadeira à chuva e ao frio, é a crença de que isto vai fazer com que as crianças adoeçam facilmente. A verdade é que, com uma dieta saudável e uma boa rotina de exercício físico, o sistema imunitário de qualquer criança é suficientemente forte para a proteger contra os problemas que costumam surgir com o inverno.

Obviamente, precisam do equipamento certo! Umas galochas, calças impermeáveis e um casaco impermeável são mais do que suficientes para o nosso clima e começa a haver várias opções disponíveis no mercado.

Benefícios da chuva

  1. O mundo torna-se mais escorregadio, obrigando ao desenvolvimento da motricidade e do equilíbrio e a ultrapassar uma série de novos desafios que não conheciam no “mundo seco”.
  2. Surge uma ligação mais forte com a natureza, através da observação e experiência de novas características que só surgem com o tempo frio e a chuva.
  3. As crianças são expostas a diferentes experiências sensoriais, com novos cheiros, sons, visões, toque e, para os mais aventureiros, sabores.
  4. Aprendem sobre a água através da forma como brincam com ela. Nunca subestimem o poder da brincadeira!
  5. As crianças mantêm-se fisicamente ativas e aprendem a cuidar de si em condições climáticas diferentes.
Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.